quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Debate no Dia da Árvore

No Dia da Árvore, 21 de setembro (quinta-feira), o vereador Renato Cinco (PSOL) realizou um debate com o tema "Áreas protegidas: oportunidade de trabalho e de combate ao racismo ambiental". Segundo o parlamentar, debater o tema na cidade do Rio de Janeiro é fundamental, pois a maioria das pessoas nunca ouviu falar sobre o assunto. "Queremos debater o racismo ambiental, que é algo característico da nossa cidade. Isso acontece, por exemplo, quando se coloca uma fábrica ou uma empresa poluidora no meio da população pobre, preservando os lugares dos ricos e criando diferenças grandes, que refletem sobre as condições da população afrodescendente da cidade".

O parlamentar ainda destacou os principais tipos de racismo ambiental no Rio de Janeiro, como a atuação do Poder Público na diferenciação dos bairros. "Ninguém imagina colocar uma fábrica em bairro rico ou de classe média. No entanto, os mais pobres tem que aturar, toda hora, poluição, chuva de prata e uma série de problemas produzidos pelas indústrias", ressaltou.

A Mesa foi composta pelo analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Breno Herreira; pelo mestrando do Jardim Botânico, Juan Gomes Bastos; pelo pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Diogo Rocha; pela representante do Quilombo Dona Bilina ? Movimento Negro Cedicum, Alice Alves Franco; e pelo coordenador de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, Laerte Junior.

Asscom

Nenhum comentário: