sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Uma dissertatória sobre o nosso Dia


Neste dia tão importante para todos nós gostaria de tomar o tempo dos IIr.’. maçons para uma pequena lembrança a todos.

A Maçonaria é uma organização mundial de homens que, utilizando-se de formas simbólicas dos antigos construtores de templos, que voluntariamente se uniram para o propósito comum de se aperfeiçoarem na sociedade. Admitindo em seu seio, homens de caráter, sem consideração à sua raça, cor ou credo, a Maçonaria se esforça para constituir uma liga internacional de homens dedicados a viverem em paz, harmonia e afeição fraternal. E sua missão é a de fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos" .
As grandes transformações sociais do mundo, desde o século 17, contaram com a participação de IIr.‘. maçons: a independência dos Estados Unidos; a Revolução Francesa; a luta pela extinção da escravatura nos séculos 18 e 19; a independência das Colônias da América Espanhola; a unificação da Itália; a resistência às duas Grandes Guerras, e a luta subterrânea contra regimes totalitários recentes, são alguns exemplos. Em nosso país, o processo de independência teve a participação fundamental de nossos Irmãos. Decidiram os maçons que as políticas circunstanciais da época, a necessidade de destinar as riquezas brasileiros aos irmãos brasileiros, a urgência em libertar as instituições e a sociedade do jugo colonial, estavam a exigir imperiosamente a pronta separação. Assim, o "Grito do Ipiranga" nada mais foi do que o eco daquilo que de há muito vinha sendo gestado nas lojas maçônicas.
Coube a Dom Pedro I, que já havia sido iniciado nos Augustos Mistérios, e que se tornou posteriormente Grão Mestre da Ordem, ratificar em ato público e político o que o Grande Oriente do Brasil já deliberara naquela memorável Assembléia Geral do Povo Maçônico, em 20 de agosto de 1822, no Rio de Janeiro. O papel que desempenhou a Ordem Maçônica, no mais notável acontecimento da História do Brasil, foi tão importante e decisivo para a evolução social e política da Nação, que o Sete de Setembro, na verdade, acabou por transformar em realidade os sagrados e milenares ideais maçônicos de Amor à Liberdade.
Nós maçons, somos obreiros espalhados por todos os recantos do Brasil, sempre de pé e a ordem. Todos, sem exceção, com uma grande responsabilidade social, seja em nossas instituições públicas e privadas. A Maçonaria é uma organização destituída de cunho político ou religioso, trabalha permanentemente para encontrar respostas aos dilemas humanos, ao mesmo tempo em que dissemina os ideais de paz, de justiça e de fraternidade. Irmãos maçons participam dos Parlamentos, atuam nos demais Poderes e Órgãos do Estado, são executivos empreendedores e profissionais liberais, funcionários públicos ou empregados junto à iniciativa privada, e buscam todos, em seus espaços, completar a obra iniciada em 1822, no País, que até hoje serve à sociedade em consonância com suas consciências e sob a luz dos preceitos defendidos por nossa Ordem.
A corrupção fere de morte a ética e a moral, e contra corruptos e corruptores queremos hoje erguer nossa voz indignada, somando-nos a nossos irmãos que nas nossas Lojas, estarrecidos e perplexos, debatem diuturnamente formas de erradicar de vez este que é sem dúvida o maior dos males deste País. E nesse sentido, gostaria de chamar a atenção das autoridades maçônicas para um debate que acontece em Brasília e que temos que ter a palavra forte do povo maçônico: reforma política. Com voto em lista fechada, fidelidade partidária, financiamento público de campanhas, restrição a mais de uma reeleição para o mesmo cargo, é de fundamental importância para a política de nosso país, e a Maçonaria não pode ficar na tangente desse processo importantíssimo para o futuro da nossa Nação.
Gostaria que nossa Ordem debate-se profundamente a responsabilidade social do Maçom.
Nós, com ajuda de muitos irmãos fazemos a nossa parte.
Que o Supremo Arquiteto do Universo nos abençoe e as nossas famílias neste dia que não é só nosso, mas de todos.

Um T.'.F.'.A.'.

Nenhum comentário: