domingo, 16 de dezembro de 2012

Corinthians, Farrapos e Charrua se classificam ao BR Sevens


A segunda edição do Brasil Sevens, campeonato nacional de seven-a-side que deu lugar ao tradicional formato de Circuito Nacional, será realizado mais uma vez na cidade de Embu das Artes, nos dias 26 e 27 de janeiro de 2013. Para classificar os times, cada federação está realizando uma série de circuitos estaduais, conforme seus critérios.
A equipe do Recife (no feminino) foi oficialmente convidada para disputar o campeonato. O Nordeste não tem uma vaga fixa, mas a equipe, conquistou o Nordeste Sevens, principal torneio da região, e irá representar a região no torneio nacional.
No Rio de Janeiro, o Rio Rugby terminou o circuito estadual com uma campanha perfeita, vencendo todas as etapas, e se garantiu mais uma vez na competição. O time da capital terá a companhia do Niterói, que apesar de ter terminado em terceiro na etapa final, ficou com o vice-campeonato geral. O Guanabara, que representou o estado ano passado, ficou de fora. 
Em Minas Gerais, o Taurus se sagrou campeão estadual de sevens, com o vice-campeonato na última etapa do Circuito Mineiro de Sevens, realizado em Varginha. O time da casa, que representou o estado na edição anterior, venceu a etapa, mas ficou sem a vaga, terminando na segunda colocação.
Nessa semana, mais três vagas foram definidas. Em São Paulo, o Corinthians conseguiu a vitória sobre seu adversário direto, o União Rugby Alphaville, e conqusitou a última vaga do estado para a competição. No Rio Grande do Sul, o Circuito Gaúcho de Sevens encerrou-se com o bicampeonato do Farrapos, com o Charrua na segunda posição, classificando ambos para o nacional.
Pelo Centro-Oeste, o Goianos, campeão estadual, recebeu convite da CBRu para participar do BR Sevens também, restando assim, apenas mais uma vaga de convidado para o torneio.
No feminino, restam cinco vagas a serem definidas.

O regulamento, que pode ser baixado nesse linknão prevê a realização de jogos na categoria junior até o momento, (apesar de estar prevista a realização da Copa Cultura Inglesa de Sevens em dezembro, que poderia suprir essa ausência de certa forma). Também não há vagas garantidas para times do Nordeste, Norte ou Centro-Oeste, o que, na verdade, não representa uma mudança em relação à edição anterior (o único time de uma dessas regiões presente em 2011 foi o FTC/Bahia). Assim, ainda existem as vagas para convidados tanto no masculino quanto no feminino.
Veja até o momento como estão as vagas em cada região. Iremos atualizar conforme as vagas forem sendo definidas.

BR Sevens masculino
 1- São José
 2 - Jacareí
 3 - Pasteur
 4 - Rio Rugby
 5 - Niterói
 6 - Taurus
 7 - Desterro
 8 - BC Rugby
 9 - Curitiba
10 - Londrina
11 - Corinthians
12 - Farrapos
13 - Charrua
14 - SPAC
15 - Bandeirantes
16 - Alecrim
17 - Goianos
18 - Convidado

BR Sevens Feminino
 1 - SPAC
 2 - Desterro
 3 - Bandeirantes
 4 - Niterói
 5 - Charrua
 6 - São José
 7 - Curitiba
 8 - Recife
 9 - BH Rugby
10 - Rio Branco
11 - SP
12 - Convidado
13 - Convidado
14 - Convidado
15 - Convidado

São Paulo
Masculino - 6 vagas
Encerrando o Circuito Paulista de Sevens com o tradicional SPAC Lions, o estado de São Paulo conheceu seus seis representantes no BR Sevens, o Corinthians derrotou o União Rugby Alphaville, seu concorrente direto, na final da Taça de Prata e garantiu a última vaga do estado.
Classificados: São José, Pasteur, Jacareí, SPAC, Bandeirantes e Corinthians

 Feminino - 5 vagas
Classificados: SPAC, Bandeirantes e São José (pelo Super Sevens) + Rio Branco e 1 vaga remanescente

Rio Grande do Sul
Masculino - 2 vagas
Farrapos e Charrua, que seguiam empatados na ponta do Circuito Gaucho de Sevens, garantiram as vagas do Rio Grande do Sul ao se encontrarem na final da última etapa. o Farrapos sagrou-se campeão do circuito ao vencer o Charrua, que ficou com o vice.
Classificados: Farrapos e Charrua


Feminino - 1 vaga
No feminino,  Charrua já conquistou uma vaga por ser uma equipe central do Super Sevens.

Santa Catarina
Masculino - 2 vagas
Realizado em uma única etapa, o Campeonato Catarinense de Sevens terminou mais uma vez com as equipes do Desterro e Chapecó nas primeiras posições, mostrando o crescimento dos times do estado, que aos poucos vão diminuindo a diferença para o grande irmão rubro verde. Mas os chapecoenses participaram apenas como convidados do campeonato, por isso o BC Rugby acabou conqusitando a vaga do estado. Vale lembrar que o Chapecó já havia se classificado no ano passado, mas desistiu da competição por motivos financeiros.
Classificados: Desterro e BC Rugby

Feminino - 1 vaga
O Desterro, vice campeão do Super Sevens, segue sendo a única força do estado no Rugby feminino e vai novamente para o BRSevens como um dos favoritos ao título
Classificado: Desterro

Rio de Janeiro
Masculino - 2 vagas
o Rio Rugby foi campeão invicto das três etapas do Circuito Fluminense de Sevens e garantiu a 1ª vaga do estado do Rio de Janeiro, o Niterói garantiu o vice-campeonato e a 2ª colocação do circuito.
Classificados: Rio Rugby e Niterói

Feminino - 1 vaga
O Niterói terminou o Super Sevens na terceira posição, e garantiu a vaga do estado na principal competição nacional, mais uma vez com boas chances de chegar ao título
Classificado: Niterói

Paraná
Masculino - 2 vagas
Conhecido como Taça John Swann, o Circuito paranaense de Sevens contou com apenas duas etapas em 2012. A primeira, realizada em Londrina, contou com a vitória do Curitiba seguido dos anfitriões. Os Touros não deram chances nem para os times argentinos que jogaram o Curitiba Sevens nesse fim de semana, e levaram novamente o título. O Londrina ficou em segundo no geral e fará sua primeira participação no BRSevens 2013.
Classificados: Curitiba e Londrina

Feminino - 1 vaga
Única representante do estado no Super Sevens, o Urutau venceu também a etapa de Londrina, mas não repetiu a performance no Curitiba Sevens e acabou fora do BRSevens. O Curitiba, vencedor da segunda etapa acabou levando a vaga, com a melhor campanha no geral.
Classificado - Curitiba

Minas Gerais
Masculino - 1 vaga
O Varginha, representante do estado na edição inaugural do BR Sevens, venceu a segunda etapa do Circuito Mineiro de Sevens, mas ainda não tem a vaga garantida. Aliás, longe disso. O Taurus, segue líder com quatro pontos de vantagem sobre o Uberlândia/Leopardos, que está dois à frente da tradicional equipe. Com apenas uma etapa a ser disputada em Varginha, a torcida vai precisar de muita força para reverter essa desvantagem.
Classificado: Taurus

Feminino - 1 vaga 
No feminino, a vaga já está definida. O BHRugby segue firme como a maior força do estado, e venceu as três etapas do circuito feminino
Classificado: BHRugby

 Convidados
Masculino - 3 vagas
Para a disputa do campeonato masculino, estão disponíveis ainda três vagas para convidados, que podem vir a suprir a ausência de vagas definidas para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte, Alecrim e Goianos foram escolhidos como representantes do Nordeste e Centro-Oeste, restando assim apenas mais uma vaga. 
Convidados - Alecrim, Goianos + 1 vaga

Feminino - 5 vagas
Nomes tradicionais do Rugby feminino, mas que não tiveram seus estados contemplados com vagas diretas para a competição, devem ser convidados para o BR Sevens. É o caso do Vitória (ES), Recife (PE) e Goiânia (GO). 
 Convidados: Recife + 4 vagas

Escrito por Daniel Venturole
http://www.portaldorugby.com.br

Nenhum comentário: