Tupis precisam vencer Uruguai e Chile no Campeonato Sul-Americano de elite para continuar a caminhada rumo à Inglaterra. Seleção Sub-18 luta por vaga no Consur A da categoria
A Seleção Brasileira masculina de rugby já definiu claramente suas metas para 2013. Depois de vencer o Paraguai em outubro deste ano, os Tupis pretendem derrotar Uruguai e Chile pelo Campeonato Sul-Americano de elite, o Consur A, que será realizado em Montevidéu (Uruguai) em maio de 2013. A vitória nos dois confrontos garante a segunda colocação no continente, atrás apenas da Argentina, uma das 10 melhores equipes do mundo atualmente, além de uma vaga na próxima fase das eliminatórias da Copa do Mundo de Rugby (RWC) de 2015, na Inglaterra.
Para conquistar esses objetivos, a Seleção segue focada no planejamento elaborado pela comissão técnica do Crusaders, time profissional neozelandês. Em sete meses de trabalho com os profissionais da ex-colônia britânica, já foi possível notar melhoras no condicionamento físico dos jogadores, bem como uma mudança substancial na postura em campo.
"O Brasil está jogando com mais técnica e inteligência, deixando para trás seu histórico defensivo e passando a atacar em igualdade de condições. A atuação contra Uruguai e Chile no Sul-Americano de 2012 foi bastante elogiada e reconhecida por todos. Contra os Condores chilenos o jogo acabou 19 a 6. Já na partida contra os Teros uruguaios, pela primeira vez na história de confrontos entre as duas seleções, os Tupis fecharam o primeiro tempo a frente do placar (12 a 8), mas perderam nos minutos finais por 27 a 15. A pequena diferença no placar mostra a evolução e potencial da equipe. Em breve, teremos boas surpresas e resultados expressivos", comenta Sami Arap Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
Mesmo com as festas de final de ano e as férias de verão, a rotina de treinamento dos atletas não para. Neste final de semana (15 e 16) será realizado o último treino da temporada, no CT da Confederação Brasileira de Rugby, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Depois disso, o preparador físico neozelandês Darryn Collins segue enviando semanalmente aos jogadores uma planilha personalizada de condicionamento para que todos mantenham a forma física.
Seleção Sub-18 busca retornar à elite continental
A Seleção Brasileira Sub-18 fez o dever de casa e encerrou a temporada 2012 com o título do Campeonato Sul-Americano B, o Consur B. Agora, o objetivo da nova geração é vencer o Paraguai e conquistar uma vaga na elite do rugby continental, o Consur A Juvenil. A partida será realizada em junho na casa do adversário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário