domingo, 16 de dezembro de 2012

Entrevista Especial do Mês


Entrevista com Bernardo Spielman, da Heineken


heineken
Bernardo Spielman, gerente de marketing da Heineken no Brasil, conversou com Lysandra Castro, do Portal do Rugby. Confira a entrevista:

1. Por que apostar no Rugby Brasileiro?
A modalidade é apontada como um dos esportes que mais crescerá no Brasil no futuro. Além disso, uma pesquisa da consultoria Deloitte ainda mostra que o rugby é o segundo esporte que os brasileiros gostariam de conhecer mais a respeito ou praticar nos próximos anos. Por aqui, já temos 10 mil atletas registrados e 115 clubes espalhados por 22 estados. A entidade máxima do rugby no mundo, International Rugby Board (IRB), que conta com cerca de 5 milhões de atletas registrados em 120 países, elegeu o Brasil como prioridade estratégica de investimento. E a Heineken, a marca de cerveja mais internacional e inovadora do mundo, também enxergou o potencial do rugby brasileiro e está ao seu lado na busca pelo reconhecimento internacional e celebrações das conquistas. A marca já apoia o esporte na Copa do Mundo de Rugby, terceiro maior evento esportivo do planeta, e na Heineken Cup, maior torneio de clubes de rugby da Europa. O Brasil, com toda sua representatividade para a nossa Cervejaria, não poderia ficar de fora.  Recentemente, a Heineken anunciou o patrocínio oficial das seleções masculina e feminina adultas de Rugby XV e Rugby Sevens, além dos principais torneios do país.

2. Como surgiu a proposta de parceria com a CBRU?
Há cerca de um ano e meio fomos contatados pela diretoria da CBRU com um projeto muito bem estruturado de desenvolvimento do Rugby no Brasil, e por essa ser uma de nossas plataformas globais, decidimos apoiar esta iniciativa.  

3. Quais as expectativas da Heineken com essa parceria?
A Heineken espera estar junto com a modalidade quando ela se desenvolver e colher frutos aqui no Brasil, ser reconhecida como a marca que aposta no rugby brasileiro, e incentiva o esporte e divertimento, atividades muito valorizadas pela Heineken.

4. A parceria já apresentou resultados?
Recentemente a CBRu anunciou seu planejamento de médio e longo prazos para a o desenvolvimento da modalidade no país. Contratou uma comissão técnica da Nova Zelândia, um dos países mais tradicionais na prática do esporte, e tem feito investimentos nas categorias de base da seleção e na estruturação dos clubes, para que o rugby tenha uma base de sustentação sólida e assim progrida constantemente.
Esse anúncio foi feito na sede da HEINEKEN Brasil, em São Paulo, com cobertura de vários veículos da imprensa e grande repercussão. A taça da Copa do Mundo de Rugby, inclusive, foi exposta no dia, despertando grande curiosidade e admiração.
Isso demonstra que a CBRu pode contar com a Heineken não só no que diz respeito ao apoio ao esporte, mas também para realizar seus eventos e cerimônias, o que é muito valioso para a marca.

5. Que propriedades são exploradas pela Heineken nessa parceria?
As principais propriedades são a divulgação em mídia do patrocínio da empresa, placas de visibilidade da marca e ativação do camarote durante os principais jogos e eventos organizados pela CBRu, e utilização de ingressos para incentivos e relacionamento.

6. Acredita, que aqui no Brasil, a marca seja mais lembrada em função da Heineken Cup?
Tanto o patrocínio da Heineken Cup, quanto o da Rugby World Cup (terceiro maior evento esportivo do mundo) ajudam a consolidar o apoio da marca junto ao esporte no Brasil, mas nossos consumidores já começam também a reconhecer nossa parceria com o Rugby brasileiro.

7. Existe a possibilidade de replicar esse modelo de competição patrocinada como a Heineken Cup aqui no Brasil?
Podemos sempre avaliar a possibilidade, mas nosso foco atual é no desenvolvimento da confederação brasileira e principalmente na preparação da seleção para as Olimpíadas de 2016.

8. Bernardo, pessoalmente, você já conhecia o Rugby antes dessa parceria? Qual foi seu primeiro contato com o esporte?
Gosto muito de esportes e já havia acompanhado alguns jogos internacionais pela TV, mas meu primeiro contato mais forte com o esporte foi em Abril de 2011 quando em uma viagem a trabalho para a África do Sul, tivemos a oportunidade de conhecer François Pienaar e entender o quão relevante o Rugby foi para a unificação daquele país.  Foi realmente uma experiência única, que me permitiu conhecer um pouco mais sobre os valores do esporte e sua história.

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