domingo, 16 de setembro de 2012

Mensalão: Valério acusa Lula de envolvimento


Empresário é um dos 37 réus do julgamento no Supremo Tribunal Federal e tenta impingir ao ex-presidente responsabilidade pelo esquema


 Leandro Martins/Futura Pres
O empresário Marcos Valério, acusado de ser o principal operador do mensalão, acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de envolvimento no esquema. A acusação foi publicada na revista "Veja".
Na entrevista, Valério afirmou que o dinheiro que fez parte do esquema foi superior ao que consta na acusação do Ministério Público Federal. "Da SMP&B vão achar só os 55 milhões, mas o caixa era muito maior. O caixa do PT foi de 350 milhões de reais, com dinheiro de outras empresas que nada tinham a ver com a SMP&B nem com a DNA", afirma.
Marcos Valério é um dos 37 réus do esquema do mensalão. Sobre ele recaem acusações de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Somadas, as penas podem superar os cem anos de prisão.

Cronologia
O julgamento do mensalão começou no dia 2 de agosto com a apresentação análise uma questão de ordem trazida por três advogados sobre o fato de todos os réus estarem sendo julgados pelo STF quando apenas três deles possuem foro privilegiado. No dia seguinte, o procurador geral da República, Roberto Gurgel, pediu a condenação de 36 dos 38 réus do mensalão.
A partir do terceiro dia começaram a ser feitas as defesas dos réus. Cinco advogados por dia apresentaram a defesa entre até o décimo dia de julgamento. Também no décimo dia, os ministros do STF aceitaram o pedido de nulidade do processo feito pela defesa de Carlos Alberto Quaglia, dono da empresa Natimar, que passará a ser julgado em primeira instância.
A partir do 11º dia, os ministros começaram a votar sobre a condenação dos réus divididos em núcleos: Desvio de recursos públicos, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, corrupção por parte dos partidos de base, lavagem de dinheiro por parte do PT, evasão de divisas e formação de quadrilha. O processo está julgando o terceiro núcleo.

Nota do Editor:

Diante da perspectiva de terminar seus dias na cadeia, o publicitário começa a revelar os segredos que guardava – entre eles, o fato de que o ex-presidente sabia do esquema de corrupção armado no coração do seu 'desgoverno'. 
É o cúmulo do absurdo, estaremos acompanhando o desenrolar dos acontecimentos e a partir desta data as notícias serão postadas com mais regularidade.

Nenhum comentário: