O edital de licitação do projeto de implantação de transporte aquaviário nas lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá foi lançado pela Prefeitura do Rio, e a proposta é criar 16 linhas que vão transportar cerca de 90 mil passageiros por dia. Quem ganhar a concorrência, inicialmente marcada para o dia 23 de novembro, terá três anos para construir e operar as estações. As orientações a respeito da concorrência estão disponíveis no Diário Oficial desta quarta-feira (11/10). O valor do investimento privado é de R$ 95,3 milhões, ao longo do prazo de concessão, que será de 25 anos. A outorga mínima é de R$ 3,2 milhões.
A ideia é que as linhas sejam implementadas gradualmente, começando pela ligação da estação Jardim Oceânico do metrô a Rio das Pedras e, depois, chegando à Linha Amarela e ao canal de Marapendi. Além disso, há previsão de integração de bairros e pontos de interesse como Gardênia Azul, Muzema, Barra Shopping, Parque Olímpico, Península e condomínios residenciais e comerciais com saídas para as lagoas. A tarifa prevista é a mesma dos transportes públicos municipais, com integração tarifária e inclusão no sistema de bilhetagem da cidade.
Diretor de estruturação de projetos da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Lucas Costa acredita que a instalação do novo modal é atrativa tanto para quem usa transporte público quanto para o usuário de carro particular:
“Esse é um importante passo para o transporte público da cidade. Os estudos são claros e mostram que existe uma demanda significativa nos bairros do entorno. A instalação desse novo modal, inclusive, também é uma alternativa para desafogar o trânsito nas avenidas das Américas e Ayrton Senna”.
Autor da lei que permite a implantação do transporte na região, o vereador Carlos Caiado destacou como o novo modal impactará na redução dos trajetos e na qualidade de vida dos cariocas.
“O transporte hidroviário é um sonho antigo e que é possível. O lançamento desse edital é um passo importante. Vai trazer mais qualidade de vida aos moradores, que muitas das vezes levam duas horas em um deslocamento de Jacarepaguá até a Barra. Com o transporte hidroviário, a travessia pode levar até 20 minutos e o melhor é a integração com outros modais como metrô e BRT”, enfatiza o vereador.
Segundo o Poder Público, desde o início dos estudos de viabilidade, a CCPar fez reuniões com moradores da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. A população participou ainda de audiência pública na Câmara Comunitária da Barra, em abril, para apresentar propostas. Em março, documentos referentes ao processo foram disponibilizados por 30 dias, durante consulta pública.
Fonte: Diário do Rio
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