sábado, 23 de julho de 2011

Triatlo dos 5º Jogos Mundiais Militares agita praia de Copacabana neste domingo


Largada do triatlo feminino está marcada para às 8h, no posto 6 da praia de Copacabana. Crédito: Cap Kossel

Uma das modalidades que fecham a programação dos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM, o triatlo será disputado em um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro: a praia de Copacabana. Neste domingo, dia 24, os melhores triatletas militares do mundo estarão reunidos a partir das 8h, quando acontece a largada das mulheres, e às 10h30, com a largada masculina. O SporTV transmite ao vivo a competição a partir das 10h.

Único atleta cearense a disputar os Jogos Mundiais Militares no Rio de Janeiro, o Sgt Wesley Matos contará com o apoio da família no Rio de Janeiro. Para ele, o evento tem um gostinho especial. "Como é o terceiro maior evento esportivo do mundo, o Brasil recebeu isso como um preparativo para as Olimpíadas de 2016″, declarou o atleta em seu twitter (WesleyMatosTRI).

Depois de um mês treinando no Complexo Esportivo de Rio Maior, Portugal, a equipe brasileira está preparada para o desafio. "Estou preparada. Vou fazer o melhor para ajudar a equipe brasileira, que tem como principais adversários a Polônia, a China e a França", destacou a triatleta capixaba Pâmella Oliveira, de 23 anos.

A prova será disputada na distância olímpica, com 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, com largada no Posto 6, em frente ao Forte de Copacabana, que estará aberto aos interessados que quiserem assistir à prova, mediante a compra de um ingresso para visitar o Forte e o Museu Histórico do Exército, no valor de R$ 4. O público também pode escolher um lugar na orla de Copacabana para assistir ao evento.

A Seleção Brasileira Militar de Triatlo mescla experiência e juventude. Três triatletas já representaram o Brasil em Jogos Olímpicos (Sgt Reinaldo Colucci, Sgt Juraci Moreira e Sgt Carla Moreno) e vários são da nova geração, como o Sgt Bruno Matheus, de 25 anos, a Sgt Pamela Oliveira, e a caçula da equipe, a jovem MN Carolina Furriela, de 20 anos.

Completam a equipe masculina o Maj Buck, Sgt Marcus Vinicius e Sgt Wesley Matos, enquanto a equipe feminina será representada ainda pela Sgt Vanessa Gianinni, Sgt Flávia Fernandes e MN Fernanda Garcia.

O triatlo dos Jogos da Paz distribui cinco medalhas de ouro. Além das provas individuais, os países inscritos concorrem também ao ouro por equipes, de cada sexo e mista. Nas provas por sexo serão somados os tempos dos três melhores triatletas de cada país, enquanto na prova mista dos dois melhores atletas de cada sexo.

Escrito por João Henrique Amaral

Nenhum comentário: