quinta-feira, 3 de agosto de 2023

TUTUCA ANUNCIA ESPAÇO DE 3.000 M² PARA AS CIDADES DO INTERIOR NA ABAV EXPO 2023

Espaço servirá para promover artesanato, agroindústria e turismo rural e religioso

Rio – O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, anunciou nesta terça-feira (1º) que as cidades do interior do Estado do Rio terão uma área de três mil metros quadrados, no maior evento de turismo do Brasil, a Abav Expo, cuja edição 2023 será realizada entre os dias 27 e 29 de setembro. O objetivo do espaço é promover artesanato, agroindústria e turismo rural e religioso.

A expectativa é de receber aproximadamente 40 mil visitantes. Tutuca falou sobre a volta do evento ao Rio, depois de 10 anos de ausência.

– Retornar a Abav Expo para o Rio depois de mais de 10 anos, é fundamental para a gente demonstrar a força do turismo do Rio e a recuperação da credibilidade do nosso estado, que é agora a casa do turismo no Brasil. Será, sem dúvida alguma, a maior e mais completa edição do evento. Quero agradecer mais uma vez a parceria da presidente nacional da ABAV, Magda Nassar, do presidente da Fecomércio, Antônio Florêncio de Queiroz, e da secretária Municipal de Turismo, Daniela Maia, e do governador Cláudio Castro pelo trabalho conjunto para trazer mais esse grande evento ao Rio de Janeiro. E já deixamos registrado que vamos brigar para que a edição de 2024 aconteça novamente aqui no nosso estado – disse Tutuca.

Além disso, o secretário Gustavo Tutuca anunciou que o primeiro dia do evento será marcado por uma grande atração: o show comemorativo com o cantor Diogo Nogueira, aberto a todos os credenciados da ABAV Expo, um oferecimento do destino co-anfitrião.

O fomento do Turismo segue como principal objetivo da ABAV Expo, que expande este ano o Programa Comprador Convidado (ABAV Buyers Club) levando 50 compradores nacionais do mercado corporativo (MICE) para fazerem negócios e vivências no Rio de Janeiro. Entre as empresas participantes estão AstraZeneca, Enel, FTD, Porto Seguro, Positivo, Suzano, Biogen, DSM, Grupo Pão de Açúcar, Deloitte, Panco, Raízen, Mackenzie, entre outras.

O programa ainda engloba a vinda de 50 compradores internacionais de alto potencial de negócios para se relacionarem com empresários do Turismo nacional, em parceria com a SETUR RJ e a Embratur, pelo segundo ano consecutivo. Com o mote “O mundo todo do turismo se encontra lá”, a feira receberá compradores de diversos países: Estados Unidos, México, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Bolívia, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Portugal.
A Anseditur, a Fornatur e a Embratur, terão reuniões fechadas onde convidados selecionados debaterão importantes pautas para o setor do Turismo, seguindo o foco do fomento do setor.

Neste ano a ABAV Expo traz um consistente programa de ESG no Turismo. Inspirada pela Agenda 2030, a ABAV Nacional, organizadora do evento, se comprometeu com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões – social, ambiental e econômica, intitulando-a Jornada ABAV ESG.

No âmbito social, a prática “Turismo na Veia” de doação de sangue recebe o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e o Hemorio. Durante os três dias da feira, serão coletados centenas de litros.

Números expressivos

Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional, apresentou os números desta 50ª edição. Serão aproximadamente 2 mil marcas expositoras; 37% de aumento no número de operadores; 86% de aumento de novos expositores ou que não foram expositores nos últimos 2 anos; 15 destinos internacionais; 25 UF com estandes próprios, 1 representado por sua capital e o Distrito Federal, 22 empresas do segmento hoteleiro com estandes próprios; 23 empresas do setor de tecnologia com estandes próprios.

– A ABAV Expo é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e um dos mais importantes do calendário latino-americano, realizado no Brasil – o maior mercado do Turismo da região. Estamos muito felizes em voltar ao Rio de Janeiro, que após mais de uma década, receberá os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e será a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do setor – explicou Magda.

Diário do Vale

Nenhum comentário: