Pela primeira vez, restaurantes serão montados especialmente para a competição. Serão nove cardápios regionais e sete refeições por dia
A estrutura e organização dos restaurantes das Vilas de Atletas prometem ficar na lembrança dos representantes de mais de cem países que participarão dos 5º Jogos Mundiais Militares, os Jogos da Paz, a partir do próximo dia 16, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, os restaurantes foram montados especialmente para a competição – nas edições anteriores, a alimentação foi servida dentro dos próprios quarteis.
Diariamente serão oferecidas sete refeições nas Vilas - café da manhã, almoço, jantar, ceia, lanches (manhã e tarde), além de um plantão, que funcionará em horário alternativo (da meia-noite às 5 horas). Uma “ilha” de massas e pizzas também fará parte do refeitório. “Queremos fazer tudo dentro do padrão olímpico”, ressalta a gerente de alimentação dos Jogos, Michelle Tapias.
Serão nove cardápios temáticos, um a cada dia, padronizados de acordo com diferentes regiões brasileiras - Mata Atlântica, Tropeiro, Pantanal, Cerrado, Indígena, Carnaval, Novo Brasil, Mar e Sol e Amazônia. Além disso, diariamente, no jantar, será servido o “Prato do Chef”, idealizado pela chef Morena Leite.
Nutricionista esportiva há seis anos, Flavia Albuquerque Figueiredo também se preocupou com outras questões nestes Jogos Mundiais Militares: diretrizes islâmicas e judaicas. Por isso mesmo, algumas variações vegetarianas fazem parte da alimentação. Já a carne de porco foi totalmente abolida do cardápio.
Os freqüentadores dos restaurantes serão surpreendidos logo na entrada. Os atletas serão recebidos por um casal vestido de acordo com a região adotada no cardápio do dia. O tema estará ainda em banners e nas bandejas, e um vídeo mostrará imagens dos estados brasileiros.
Cerca de 2.500 trabalhadores - cozinheiros, copeiros e pessoal encarregado dos serviços gerais - estarão envolvidos com os restaurantes. A previsão é de que sejam distribuídas entre 1.800 e 2000 refeições por dia em cada uma das Vilas.
A previsão de consumo de alimentos em cada uma das Vilas durante a competição é de 25 toneladas de arroz, 25 toneladas de feijão, 62 toneladas de carne, 60 mil litros de leite e 412 mil unidades de pães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário