A OSX, empresa do setor naval do Grupo EBX, e o SENAI do Rioirão capacitar 3.100 pessoas, que poderão atuar na Unidade de Construção Naval (UCN) do Grupo, a ser construída no Complexo Industrial do Superporto do Açu, no Norte Fluminense.
A parceria entre empresa e escola técnica visa formar mão de obra qualificada para o empreendimento que, quando estiver pronto, irá gerar 50 mil empregos. A iniciativa conta com investimento de R$ 13 milhões e beneficiará, principalmente, moradores de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, onde está sendo instalado o superporto.
O convênio com o SENAI é ainda o primeiro passo da OSX para a estruturação de seu Instituto Tecnológico Naval (ITN), que - em parceria com instituições reconhecidas no país e no exterior - tem como meta tornar-se referência para o ramo no Brasil.
O presidente Eduardo Eugenio (à direita) e o presidente do Grupo EBX e vice-presidente do CIRJ, Eike Batista |
A expectativa é de que, até 2013, sejam formados 7,8 mil técnicos especializados em produção, inspeção e supervisão de equipamentos. “Além de qualificar mão de obra para um setor em grande expansão, o ITN também busca promover pesquisa em novas tecnologias da área. Com isso, podemos contribuir não só para o desenvolvimento da região onde será implantada a UCN Açu, como também para o de todo Brasil”, ressalta o diretor presidente da OSX,Luiz Eduardo Carneiro.
Na primeira fase do convênio, o SENAI será responsável por preparar os cursos, organizar o recrutamento e seleção e desenvolver as aulas, previstas para começar em novembro. Serão 185 turmas, divididas em 23 atividades profissionais, entre elas, soldadores, montadores de estrutura, montadores de tubulação, mecânicos, eletricistas e instrumentistas. O convênio poderá ser estendido de acordo com a demanda da OSX.
“É um orgulho para a FIRJAN participar desse empreendimento, ao colocar à disposição dos moradores da região a estrutura do SENAI de formação qualificada de profissionais, hoje uma referência internacional. Ao capacitarmos profissionalmente aquela população, estaremos contribuindo para que o desenvolvimento econômico seja acompanhado do correspondente desenvolvimento social”, destaca o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
Nos últimos anos, o SENAI tem preparado cursos para atender a demandas específicas das empresas, entre elas Petrobras, INB,Peugeot, Vale, Votorantim, Thyssenkrupp e CSA Siderúrgica do Atlântico. De 2007 a maio deste ano, foram mais de 220 mil pessoas formadas por meio dessas parcerias.
Ao longo dos 65 anos de atuação, o SENAI acumulou experiência e, além de ampliar a cada dia seu portifólio de cursos, traz as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado nacional e internacional para preparar os profissionais de acordo com o que as indústrias precisam.
Superporto do Açu é o maior investimento do gênero no continente
O Superporto do Açu, desenvolvido pela LLX, é um Complexo Portuário Privativo de Uso Misto, com dois terminais, um offshore e outro onshore, em construção em São João da Barra, no Norte Fluminense, próximo à área responsável por 85% da produção de petróleo e gás do Brasil. É o maior investimento em infraestrutura portuária da América Latina e conta com 17 km de píer e até 40 berços de atracação de navios.
O Complexo Industrial do Superporto do Açu deve movimentar cerca de 350 milhões de toneladas por ano entre exportações e importações, posicionando-se entre maiores complexos portuários do mundo.
Com um projeto inovador, que utiliza modernas práticas de engenharia, construção e operação, o Superporto do Açu será comparado aos mais modernos e eficientes portos do mundo, como os da Ásia e Europa, preparado para receber navios de grande porte, como o Capesize, VLCC e navios Chinamax, que transportam até 400 mil toneladas de carga. O Complexo Industrial do Superporto do Açu se posicionará entre os três maiores do mundo.
Atualmente, mais de 2 mil pessoas trabalham nas obras do superporto. O empreendimento, com área de 130 km2, terá um Complexo Industrial contíguo para a instalação de indústrias, com atração de investimentos previstos de US$ 40 bilhões. O início da operação do Superporto do Açu está previsto para o final de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário