Os republicanos do Rio de Janeiro se reuniram, no dia 25 de abril, para realizar o I Encontro dos Presidentes Municipais do PRB. No decorrer da reunião, elegeram o novo presidente estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Vítor Paulo, que assumiu o importante cargo no lugar do senador Marcelo Crivella, que compôs a Mesa durante os trabalhos do encontro político. Vítor Paulo é também o atual presidente nacional do PRB, além de ser o principal responsável pela viabilização da agremiação para disputar as eleições de 2010.
Na abertura do evento, o senador Marcelo Crivella reafirmou sua confiança no presidente do PRB, Vítor Paulo, quando disse a todos presentes que ele faria o mesmo trabalho de construção e efetivação do partido em âmbito estadual, no sentido de o PRB se organizar no que concerne à sua estrutura político-administrativa, bem como no que é relativo à captação de recursos, oriundos, por exemplo, do Fundo Partidário.
“Temos poucos recursos. Recebemos do Fundo Partidário apenas R$ 200 mil para atender a todos estados onde estamos presentes, o que é muito pouco. Além disso, precisamos superar a cláusula de barreira e aumentar nosso tempo na televisão, e, para isso, necessitamos estar organizados em todos estados e, por conseguinte, elegermos o máximo de candidatos do PRB. Se esses fatores forem concretizados, aí sim poderemos, de fato, lutar de igual para igual com os partidos que hoje dominam o cenário político no Brasil” — afirma Vítor Paulo.
O senador Marcelo Crivella apoiou as palavras do presidente Vítor Paulo e disse que o PRB lutará para eleger cerca de 30 deputados federais, a fim de ter uma bancada forte e, conseqüentemente, possa influenciar nas decisões de esfera federal. Ele se reportou aos políticos e integrantes do PRB ao afirmar que o partido é uma agremiação democrática, aberta a todo cidadão que quer participar da política e ajudar a fortalecer o PRB, de modo que ele se transforme em um partido que vise o desenvolvimento do País e de seus municípios, o que facilitará a busca pela igualdade, pela justiça, pela liberdade e pela fraternidade — princípios pétreos do pensamento republicano.
Democrático — Para o vereador João Mendes de Jesus, a reunião do PRB fortalece a agremiação e realiza a interface entre a direção do partido e os seus integrantes, que buscam espaço político e lutam pela afirmação do partido junto à sociedade fluminense. O vereador disse ainda que, além de democrático, o PRB, por ter apenas quatro anos de existência, é um partido que ainda está em busca de novas lideranças, além de nunca ter sido acusado de quaisquer irregularidades e ilegalidades, o que o leva a ter uma postura correta e sincera frente à sociedade, razões pelas quais cariocas e fluminenses consideram o partido opção viável de poder, tanto no que se refere a atender aos pleitos da população quanto no que tange a administrar o dinheiro público com honestidade e equanimidade.
“Estamos satisfeitos com os rumos do PRB. Temos, contudo, de implementá-lo e fortalecê-lo em todos estados e municípios do País. A efetivação de uma república de cidadania passa pelos municípios. Temos de ter um perfil nacional sem esquecermos, porém, da nossa vocação municipal, porque é nos municípios que o povo vive e resolve seus problemas. Para isso, temos de ter bons candidatos, compromissados com os cidadãos e que busquem o fortalecimento do nosso partido. Temos um instituto, a Fundação Republicana Brasileira, que vai nos ajudar bastante para sabermos com maior precisão o que o povo pensa e que o povo quer. Homens como o senador Crivella e o presidente Vítor Paulo trabalham nesse sentido e eu, como vereador, estarei sempre resoluto a cooperar para fazer o nosso partido crescer” — finaliza João Mendes de Jesus.
Além dos presidentes dos diretórios municipais do Rio de Janeiro, estiveram presentes ao encontro a deputada estadual Beatriz Santos, presidente do PRB Mulher, as vereadoras Rosângela Gomes e Tânia Bastos, bem como vereadores de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Representantes da sociedade civil e suas respectivas entidades e instituições também foram ao encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário