quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Câmara aprova projeto que regulamenta visita a pacientes em estabelecimentos de saúde

Vereadores ainda aprovaram um projeto que cria Programa de Atendimento às Pessoas com Esclerose Múltipla e outro que estimula empreendedorismo feminino

Todas as unidades hospitalares da cidade deverão definir e informar em local de fácil visibilidade o horário de visitação aos pacientes internados, que deverá ocorrer diariamente e em período não inferior a trinta minutos. Isso é o que estabelece o PL 1730/2023aprovado em 1ª discussão pelos vereadores durante a sessão ordinária desta quinta-feira (28). A matéria voltará à pauta para nova votação. 

De acordo com a proposta, os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários existentes no município, deverão autorizar a visita de pelo menos um familiar aos pacientes hospitalizados, independentemente do setor em que estiverem internados. 

Um dos autores do projeto, o vereador Dr. Rogério Amorim (PTB) disse que esta é uma forma de humanizar o atendimento. “ Esta proposta visa apenas garantir que aquele familiar que tem um paciente internado em um hospital tenha a notícia do seu paciente. O que nós vemos muitas vezes, e isso chega aos nossos gabinetes todos os dias, são centenas de pessoas apenas querendo saber notícias do seu paciente porque não conseguiu vê-lo ou não teve um médico para conversar cinco minutos sobre o seu quadro clínico”, relatou o parlamentar.

Para o vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL), a regulamentação será fundamental para o dia a dia de quem tem entes queridos hospitalizados. “Vai facilitar o ordenamento da visita aos pacientes. A gente sabe que o paciente internado está fragilizado e, infelizmente, ele fica distante dos familiares, que devem estar presentes neste momento de dor e insegurança”, apontou. 

Também assinam a autoria do projeto os vereadores Marcos Braz (PL), Luciano Medeiros (PSD), Celso Costa (Rep) e Dr. Carlos Eduardo (PDT). 

Fonte CMRJ

Nenhum comentário: