sábado, 12 de setembro de 2015

Água filtrada sem custo para o cliente

A cidade do Rio de Janeiro, sede dos próximos Jogos Olímpicos, é visitada anualmente por milhares de turistas. Contribuindo para a adoção de boas práticas, comuns em outros países, o vereador Marcelo Piuí (PHS) apresentou o Projeto de Lei n° 1.396/2015, que obriga o fornecimento gratuito de água filtrada para clientes em bares, restaurantes e estabelecimentos similares.

A medida obriga o fornecimento de água tratada, natural, potável e não mineral. Os bares, restaurantes e demais estabelecimentos similares devem ainda afixar cartazes, em locais de fácil visualização, informando aos clientes sobre a gratuidade da água potável filtrada. Em caso de descumprimento, os infratores estarão sujeitos à multa no valor de R$ 2 mil, que poderá ser dobrada em casos de reincidência.

Para o vereador, turistas têm o hábito de solicitar água em bares e restaurantes. "A maioria dos estabelecimentos não se nega ou mostra qualquer resistência quando o pedido é feito. Mas são poucos os que se antecipam e oferecem o serviço gratuito, sem que o cliente solicite, ou mesmo deixem a informação disponível no cardápio ou em outro local visível", argumentou o parlamentar.

Nenhum comentário: