O Instituto de Pesquisas Sociais Politicas e Economicas (Ipespe) testou o nome do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, para uma provável disputa presidencial em 2014. Os dados foram apresentados pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Segundo a pesquisa, 24% dizem que votariam nele "com certeza" e 26% dizem que poderiam votar. Somados os votos certos com os prováveis a soma chega a 50% do eleitorado.
Foram consultados, por telefone, mil eleitores de todo o país. Destes, 15% dizem que não votariam no ministro de jeito nenhum. Já 31% disseram que não o conhecem "o suficiente para opinar". O maior percentual de pessoas que votariam em Barbosa está no Nordeste, 28%, enquanto no Sul, 17% afirmou que votaria no ministro.
De acordo com a colunista, os técnicos do instituto alertam para o fato de o nome de Barbosa não ter sido apresentado em tabela com outros candidatos. A pergunta ao eleitorado lembra apenas que "as pessoas poderão reeleger Dilma Rousseff ou votar em outros candidatos".
Em outubro, o ministro Joaquim Barbosa descartou a hipótese de ir para a política. “De forma alguma, eu nunca fiz política. Não é agora que vou fazê-lo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário