quinta-feira, 2 de junho de 2011

Medalha de premiação dos 5º Jogos Mundiais Militares é lançada em Brasília

Desenvolvidas pela Casa da Moeda do Brasil para coroar os atletas vencedores dos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM - Rio 2011, as medalhas de premiação (459 de ouro, 459 de prata e 503 de bronze) foram apresentadas nesta tarde, dia 1º de junho, no Teatro POUPEX, em Brasília. Criadas pelo artista plástico Luiz Henrique Peixoto Ferreira, as medalhas têm no anverso o símbolo do CISM e, no reverso, a logomarca Rio 2011 - 5º Jogos Mundiais Militares, além da menção do esporte disputado. Na ocasião, foi apresentado também o Tema Musical oficial dos Jogos. “Achei fantástica. Acertamos na mosca com tudo. O design da medalha é muito bonito, encantador”, disse o Vice-almirante Bernardo Pierantone Gambôa, presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil. “O artista atingiu o objetivo. O contorno da imagem também lembra as ondas do Rio de Janeiro”, ressaltou o Coordenador-Geral do Comitê de Planejamento Operacional, General-de-Brigada Jamil Megid Junior.
Para marcar a edição brasileira dos Jogos Mundiais Militares do CISM foi apresentada também uma medalha comemorativa. Essas medalhas são produzidas em quantidades limitadas e, por isso, fez-se a descaracterização do par de cunhos originais, que impede a produção de novas peças. Esse procedimento foi conduzido pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, o Presidente da Fundação Habitacional do Exército e da POUPEX, General-de-Exército Eron Carlos Marques e pela Superintendente do Departamento de Responsabilidade Sócio Cultural da Casa da Moeda do Brasil, Glória Dias. A Casa da Moeda confeccionou as medalhas com apoio da FHE – POUPEX. “O desafio da Casa da Moeda e da Comissão de Planejamento era de fazer uma coisa especial e única, para que o atleta guardasse a lembrança não só da sua conquista, mas do evento ímpar realizado no Brasil, no Rio de Janeiro”, disse o Coordenador-Geral dos Jogos.
Lema olímpico inspira Tema dos Jogos
“Citius, Altius, Fortius”. O lema olímpico que significa “mais rápido, mais alto e mais forte”, proposto pelo Barão Pierre de Coubertin, por ocasião da criação do Comitê Olímpico Internacional, em 1894, serviu de inspiração para o 2º Sargento Ricardo Cesar Ferreira, da Companhia de Música da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, compor o tema musical dos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM – Rio 2011.
Dividido em três partes, o tema começa com o trecho batizado “O Mais Alto”, uma fanfarra solene. A parte central do tema torna-se mais acelerada e vibrante, retratando “O Mais Rápido”. O trecho final, intitulado “O Mais Forte”, é uma marcha triunfal.
O tema foi apresentado pela Banda Sinfônica do Batalhão Guarda Presidencial e músicos convidados da Marinha e da Aeronáutica, da guarnição de Brasília; da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, sob a regência do Capitão Músico Paulo César Pedroso de Campos, do Batalhão Duque de Caxias. “O tema é dinâmico e de extremo bom-gosto. Mostramos que estamos no caminho certo”, revelou o presidente da CDMB. “O tema une características de grandes eventos esportivos com marchas militares. Mas com a sonoridade de uma orquestra sinfônica, quem ouve fica muito emocionado”, finalizou o General-de-Brigada Jamil Megid Junior.
Estiveram presentes ao evento também o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General-de-Exército José Elito Carvalho Siqueira, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General-de-Exército José Carlos de Nardi e o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Almirante-de-Esquadra Julio Saboya de Araújo.
Ao fim do evento, o Arion, mascote dos Jogos, personagem criado pelo cartunista Maurício de Sousa, fez uma performance no foyer do Teatro POUPEX, com os integrantes da Tropa da Paz, que representam as Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica, e as Forças Auxiliares – Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário: