
O Centro Interamericano de Artes Marciais (Ciam), núcleo administrado pela Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), localizado em Quintino, na Zona Norte do Rio, recebeu, nesta sexta-feira (27/3), o treinador da Seleção de Luta Olímpica de Cuba, Amaury Moura. O atleta e professor realizou uma aula prática para os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Técnica Estadual República, localizada dentro da Faetec, e pessoas da comunidade. Amaury está no Brasil devido a uma parceria entre os ministérios dos Esportes do Brasil e de Cuba. Durante sua estada no país, o atleta pretende divulgar a Luta Olímpica e conseguir novos adeptos.
- Meu trabalho tem um viés metodológico sobre o conhecimento da Luta Olímpica e suas regras e o treinamento com crianças e jovens. Queremos agradecer à direção do Ciam pela oportunidade de poder realizar este trabalho de parceria, mas queremos também que este projeto e este Centro de Artes Marciais ajudem atletas a representar o Brasil, como lindamente estão fazendo a Joice da Silva, e o Rodrigo Vandré, que saíram desta escola e, agora, fazem parte da Seleção Brasileira de Luta Olímpica – disse Amaury.
De acordo com o coordenador do Centro Interamericano de Artes Marciais, Jorge Felipe, o atleta cubano aplaudiu a iniciativa de aplicar modalidades de luta na Educação Física da escola estadual, localizada na Faetec de Quintino. O professor e técnico formador de base da equipe olímpica cubana de Luta Olímpica é considerado um expert na modalidade não muito conhecida no Brasil.
- Para nós foi uma honra recebê-lo, pois ele é um atleta de alto nível – destacou.
A aula prática realizada por Amaury Moura contou com a participação dos atletas Joice Silva e Rodrigo Vandré. Ambos foram alunos do Ciam de Quintino e, hoje, fazem parte da Seleção Brasileira de Luta Olímpica.
- Comecei na educação física aqui da escola, que é dividida por esportes. Eu escolhi o Jiu-jítsu e comecei a treinar. E para eu melhorar as técnicas do Jiu-jítsu, meu professor me indicou a aula de Luta Olímpica. Acho que o que mais facilitou a minha entrada no esporte foi poder conciliar o estudo com o treino. Aqui consegui fazer os dois – contou Joice, de 25 anos.
Luta Olímpica
A luta olímpica está dividida em quatro estilos: Livre, Greco-Romana, Feminino e o Beach Wrestling. Suas categorias são: Escolar (8, 9 e 10 anos), Infantil (11, 12, 13, 14 e 15 anos), Cadete (16 e 17 anos), Junior (18,19 e 20 anos), Sênior (acima de 20 anos) e Máster (acima de 35 anos). O esporte é um dos mais antigos da história da humanidade, com registros de sua prática em pinturas egípcias de cinco mil anos antes de Cristo. As lutas também faziam parte da programação dos Jogos da Era Antiga. Quando os organizadores da primeira Olimpíada da Era Moderna, em Atenas-1896, resolveram incluir uma modalidade que resgatasse as tradições dos ancestrais, escolheram a luta Greco-Romana.
Centro Interamericano de Artes Marciais
O Ciam, núcleo administrado pela Faetec, oferece as modalidades esportivas Capoeira, Jiu-jítsu, Luta Olímpica, Karatê, Tae-kwon-do e Box Tailandês a 440 alunos da Escola Técnica Estadual República - 322 jovens do Ensino Médio e 118 do Ensino Fundamental. Além dos estudantes matriculados, pessoas da comunidade também podem participar das atividades - atualmente, dois mil jovens cursam as modalidades de artes marciais na Faetec de Quintino.
Para se inscrever nas aulas, que são gratuitas, basta se dirigir ao Setor de Referência e Informação (Cri) localizado na Faetec, na Rua Clarimundo de Melo, 847. Os interessados devem apresentar atestado médico, comprovante de escolaridade e de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2332-4147.
Nenhum comentário:
Postar um comentário