quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Transporte é Calcanhar de Aquiles de Eduardo Paes que tenta resolver problemas no BRT

Ao longo do reinado Eduardo Paes, sistema de transporte é algo que não tem aprovação da sociedade, que no vai e vem de casa para o trabalho agoniza com os vários problemas do BRT, sendo os mais críticos: ônibus sucateados causando risco para os usuários; estações abandonadas servindo de camuflagem de bandidos e um sistema viário precário com obras inacabadas causando transtornos para sociedade com engarrafamento gigantes diários por toda sua extensão, acabando com a qualidade de vida do carioca.

O prefeito Eduardo Paes, entrando no último ano de governo, reformou algumas estações, continua com obras inacabadas por toda cidade e tem promessa de inaugurar a Transbrasil com uma abertura gradual a partir de alguma data em Janeiro/2024.

A renovação da frota foi a solução imediata, encontrada pelo prefeito para resolver o sucateamento de um sistema que opera há onze anos, sem manutenção e recentemente colocou para circular na Transoeste os "Novos Ônibus - Chamados de Amarelinhos", pegando para isso empréstimos vultuosos, usando as tendas provisórias antes mesmo de terminar as estações previstas para Março ou Abril/2024. Os mesmos problemas que ocorreram na Transcarioca e Transolímpica, ocorreram com os "Novos Amarelinhos da Transoeste", com ônibus novos enguiçados e problemas no embarque.

A estatização do transporte surge com a criação da MOBI-Rio: Companhia Municipal de Transportes Coletivos, e o prefeito Eduardo Paes fez críticas às empresas privadas que entraram na justiça para impedir a estatal de alugar ônibus, para operar em outras áreas que o prefeito considera o serviço deficiente. 

Para o Engenheiro Annibolete - Titular da Comissão de Mobilidade Urbana da ANI - Associação Nacional e Internacional de Imprensa, "existe a necessidade urgente de discutir com o poder público, parlamentares, empresas privadas e principalmente com a sociedade, para discutir sobre os problemas e riscos do sistema de transporte".

O evento com apoio da ANI - Associação Nacional e Internacional de Imprensa tem previsão para acontecer em Janeiro/2024. Na pauta o Eng.Anibolete, vai prioritariamente falar sobre a necessidade da Empresa MOBI-Rio, possuir registro no CREA/RJ, com Engenheiro Mecânico Responsável Técnico pela Manutenção em cumprimento a Lei 5.194/66, e inclusive verificar se existem a necessidade de formação do SESMT - Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho com os profissionais exigidos pela NR-4 do MTE - Ministério doTrabalho.

A proposta do Eng. Annibolete é de protocolar pedido a MOBI-RIO, para regularizar a situação no CREA/RJ, e apresentar um plano de manutenção assinado pelo Engenheiro RT, constando os ônibus que estão em condições de rodar sem risco para sociedade, assim como, o trabalho de mapeamento de risco pela equipe de profissionais do SESMT.

Outro fato importante com relação à segurança levantado pelo Eng. Annibolete, é que o sistema viário não possui baias de parada de ônibus em situação de emergência e áreas de vivência (instalações sanitárias e local para refeitório e descanso), previsto nas NR - Norma Regulamentadora. Nos terminais rodoviários e em pontos estratégicos do trajeto também seria importante colocar unidades do SAMU.

Foto: Bom Dia RJ - TV Globo

Fonte : Última Hora

Nenhum comentário: