segunda-feira, 25 de junho de 2012

Luis Eduardo Magalhães tem empreendimento de R$ 200 milhões em empresa avícola


O empresário pernambucano Marcondes Tavares de Farias, implantou em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, complexo agroindustrial da Mauricéa Alimentos do Nordeste com investimentos da ordem de R$ 200 milhões, e é composto por cinco plantas integradas: fábricas de rações, granja de matrizes, incubatório, granja de frangos e abatedouro de aves.

Luís Eduardo Magalhães foi escolhido para a instalação do complexo por motivo estratégico, geográfico e comercial, e é a cidade que mais cresce no país. Em apenas 11 anos de fundação passou de 8 mil para 65 mil habitantes. No setor de abates de frangos é a maior do Nordeste e uma das maiores do Brasil.

A grande produção de milho e soja do município facilita o transporte dos grãos para a fabricação da ração das aves, diminuindo os custos com transporte. 
O empreendimento ocupa uma área de 10 mil metros quadrados, com cinco unidades: Granja de matrizes, incubatório, fábrica de rações, granjas para engorda dos frangos e abatedouro Industrial. Tudo enorme, já com área para duplicação, embora já comece gigante, com 700 empregados, com abate diário de 150 mil frangos.

O espaço que mais chama a atenção é o abatedouro, moderníssimo, dentro das prescrições da Comunidade Europeia e países árabes. Tem duas áreas totalmente isoladas: na primeira, a suja, ficam as aves que chegam para o abate. A segunda, a limpa, somente com os frangos já prontos para o processo industrial.
O pernambucano Marcondes Farias, que comanda a empresa com a esposa Joselma e os filhos, está na Bahia há nove anos, quando descobriu o pontencial da região, especialmente por suas imensas áreas planas e a grande produção de milho e soja, insumos básicos para a ração avícola.

Toda a produção será destinada ao mercado nordestino, mas o plano de duplicação envolve exportação dos frangos para a Europa e Oriente. Tanto que já está dentro de todas as condições exigidas pela Comunidade Europeia e também dos países árabes, que exigem que os animais sejam mortos voltados para Meca e de uma forma diferente. Atualmente, a Mauricéa exporta pernas de galinha para Hong Kong, o que é prato típico na China.

Trata-se de um empreendimento grandioso, que representa o talento, a determinação e a coragem de investir do empresário, realmente uma figura admirável, inclusive por sua impressionante simplicidade. Tanto que não abre mão de continuar morando em Nazaré da Mata.

Nenhum comentário: