terça-feira, 19 de novembro de 2024

WHY FUCK YOU?

Sou de uma geração onde qualquer palavra de baixo calão, além de má educação, era desrespeitoso e vergonhoso, porque, além da descompostura que recebíamos dos mais velhos, tinha o corretivo dos pais. Olha que depois do corretivo, o dicionario da língua portuguesa era o dever de casa para conhecer o vernáculo e sabermos aquilo que se podia falar. Conhecíamos assim as riquezas da língua portuguesa e deixávamos de lado a deformidade que as palavras causam na mente e nos lábios de quem as profere. 

Não é incomum... posso melhorar a frase. Assim fica melhor: é comum, agora, em qualquer roda de pessoas e de classes sociais diversas. Não precisa ser na beira do balcão do bar ou em rodas de discussão futebolística,  brigas de trânsito ou bate papo comum na beira da piscina do condomínio, o linguajar mudou e para pior, alem de um português arcaico tem as expressões idiomaticas que se transformaram em palavrões inaudíveis. Tenho dois episodios para relatar. Fui ao teatro, uma peça humoristica. De cada 10 palavras, 15 eram palavrões. Horrivel. Há pouquíssimos dias, fui a um famoso café na minha cidade e na mesa imediatamente à nossa tinha um sujeito,daqueles que nossos pais nominavam de "burro velho". Eu mesmo sentia vergonha do tom da voz e das lacraias que saiam da sua boca ((@#%=|>=<}\/?!;:). Cada uma sem pé nem cabeça e parecia que o imbecil estava na cozinha de sua casa. Como ser assim? Why Fuck You?

Não se muda um povo sem educação de qualidade, disciplinando a partir de casa o filho a ter modo e comportamento adequados para a convivência em sociedade. Uma sociedade  é composta de exemplos daqueles que estão acima de nós e que servem como paradgmas por muitas gerações, isto pode ser de forma positiva, com mulheres e homens que servem ou serviram de exemplos de vida séria, digna e de caráter. Incluo o meu saudoso pai, um homem rudimentar, operario de fábrica, onde se ouvia de tudo, porém o temor a Deus o fez uma pessoa de caráter irretocável *(na maioria das vezes esses seres povoam as sociedades com seus exemplos de dignidade - na industria, no comercio, nas coxias de teatro, nos estudios de televisão, nos centros cirúrgicos e em muitas outras atividades)* ou de forma negativa *(a propria historia incumbe-se de rasgá-los, esquecê-los e livrar da história um exemplo que não constrói, destroi porque nao são exemplos pra nada e  têm um exercito de seguidores que aplaudem e riem da desgraça do próximo, quando fez chacota do fato de o homem estar morto na praça dos três poderes, supostamente um terrorista).*

O peso do Why Fuck You?, aos que entendem,  dispenso a tradução livre para o português do Brasil, porém partindo da dona do Palácio do Alvorada, distorce completamente o sentido.

Até o G20 expõe esse tipo de gente, principalmente quando a figura pública é coadjuvante da República. A primeira dama é, sim, coadjuvante do presidente da República, muita das vezes, com certeza ela e ele trocam ideias sobre o que um vai falar e o outro também. A litugia do cargo exige equilibrio, educação, finesse e respeito, porque é engraçadinho uma figura publica desse quilate não ter cortes para não levar ao ar dos telejornais umas cenas tétricas, inoportunas, sem respeito algum, ofender pessoas, agir como uma pessoa ignorante e muito além disso tudo, expor com ofensas uma figura estrangeira de prestigio internacional, e que será a partir de 20 de janeiro de 2025, uma autoridade americana com contornos de ministro de Estado. 

Why Fuck You? A comitiva da China já exige a ausência desta figura inacabada para a função que exerce das reuniões bilaterais que o President Xi terá com o presidente do Brasil. Isto é só a ponta do iceberg que obrigatoriamente terá contornos catastróficos com a diplomacia americana no dia 21 de janeiro, ainda dou 24 horas de refresco.  Lá não é igual aqui, lá realmente mexeu com um mexeu com todos. Pela impedância da origem da frase e pela falta de postura que o cargo exige, um pedido de desculpas será irrelevante. Catástrofe à vista, e fica claro, já com a resposta do dono do foguete que anda de ré, que 2026 eles vão perder as eleições, ja é um peso para dar ré tambem na pergunta: Why Fuck You?


MARCOS RODRIGUES MARTINS EDITOR DE POLITICAS DA AGÊNCIA O PARLAMENTAR

Nenhum comentário: