Pasteur (SP), Poli (SP) e Farrapos (RS) venceram na penúltima rodada do hexagonal do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV. Pelo Qualificatório para a edição 2024, Charrua (RS), SPAC (SP) e Curitiba (PR) também venceram e se garantiram na elite nacional. Os vídeos dos jogos na íntegra estarão no YouTube da Brasil Rugby até a segunda-feira.
O Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV teve sábado de seis partidas nesse sábado (23), sendo três pelo hexagonal final e outras três pelo qualificatório para a edição 2024.
Pelo hexagonal, a penúltima rodada aproximou dois clubes paulistanos da final da competição: Pasteur e Poli. No hexagonal, os seis melhores clubes da primeira fase duelam em turno único e, ao final das cinco rodadas, os dois melhores duelarão na grande final da competição.
Em duelo de líderes, no SESI Guarulhos, o Pasteur conseguiu uma vitória incontestável sobre o Jacareí, que praticamente eliminou o clube do Vale do Paraíba. 38 a 10, com o Pasteur correndo para 5 tries, contra apenas 1 dos Jacarés. Os Galos tiveram um começo forte, abrindo 14 a 3, mas foi um segundo tempo impecável que sacramentou a vitória. O último compromisso dos Galos será no Rio Grande do Sul contra o terceiro colocado Farrapos, que soma 4 pontos a menos.
A Poli, por sua vez, viajou a Florianópolis e derrotou o lanterna Desterro por 55 a 7, mantendo também sua invencibilidade e garantindo a liderança pelo saldo de pontos. Com o resultado, a Poli abriu 4 pontos de frente sobre o Farrapos e 5 sobre o Jacareí, porém a Poli, atual campeã brasileira, ainda visita o Jacareí na última rodada.
O Farrapos, por sua vez, se manteve no páreo pela classificação ao fazer fora de casa 40 a 19 sobre o São José, já eliminado. Triunfo de 6 tries a 3 para os gaúchos, que agora precisarão vencer em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o Pasteur para irem à final.
A última rodada do hexagonal será no dia 30 de setembro.
Charrua, Curitiba e SPAC na elite do Super 12 em 2024
Mais três partidas abriram a segunda e penúltima rodada do Qualificatório para o Super 12 de 2024 e Charrua, Curitiba e SPAC cumpriram suas missões de seguirem na primeira divisão nacional.
Pelo grupo de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Charrua venceu em Porto Alegre os catarinenses do Joaca por expressivos 27 a 0 e mantiveram a invencibilidade na fase, em jogo de 5 tries. O clube de Florianópolis, no entanto, ainda segue vivo na luta pela manutenção na primeira divisão, já que venceu na estreia.
Já pelo grupo de Paraná e São Paulo, Curitiba e Pé Vermelho fizeram o dérbi paranaense e, mais uma vez, os Touros prevaleceram, mantendo a invencibilidade histórica no duelo. 58 a 3 para o Curitiba, que também segue na elite nacional. Com a derrota, o Pé Vermelho já não depende mais de si para seguir no Super 12.
Por fim, em duelo de paulistas pelo grupo de Rio de Janeiro e São Paulo, o SPAC, da capital paulista, se impôs sobre o Tornados Indaiatuba por 61 a 17, fazendo 9 tries, contra 3 do rival. O resultado assegurou a classificação ao SPAC, enquanto o Tornados também não depende mais de seus resultados para seguir na primeira divisão.
No próximo sábado, dia 30, os outros três jogos da segunda rodada serão disputados com Centauros (RS) contra URTC (RS), Piracicaba (SP) versus Engenharia (SP) e Rio Rugby (RJ) duelando com o Niterói (RJ).
Super 12 – Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV
Hexagonal Final – 4ª rodada – 23/09:
11h00 – Pasteur (SP) 38 x 10 Jacareí (SP)
Árbitro: Victor Hugo Barboza
Local: SESI Guarulhos – Guarulhos, SP
14h00 – Desterro (SC) 07 x 55 Poli (SP)
Árbitro: Paulo Arruda
Local: UFSC Tapera- Florianópolis, SC
15h30 – São José (SP) 19 x 40 Farrapos (RS)
Árbitro: Fernando Zemann
Local: CT Ange Guimera – Poliesportivo Campo dos Alemães – São José dos Campos, SP
Vitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra
Super 12 – Qualificatório 2024 – Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV
2ª rodada – 23/09
13h00 – Curitiba (PR) 58 x 03 Pé Vermelho (PR)
Árbitro: Pedro Oliveira
Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR
14h00 – Charrua (RS) 27 x 00 Joaca (SC)
Árbitro: Cauã Ricardo
Local: Sociedade Hípica – Porto Alegre, RS
14h00 – Tornados Indaiatuba (SP) 17 x 61 SPAC (SP)
Árbitro: Braz Magaldi
Local: SPAC – São Paulo, SP
*Cidade onde clube tem o mando da maioria de seus jogos
Vitória = 4 pontos
Empate = 2 pontos
Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto
Derrota por mais de 7 pontos de diferença = 0 pontos
Marcar 4 ou mais tries na partida = 1 ponto extra
Foto: Ícaro Leal / Jacareí Rugby
Nenhum comentário:
Postar um comentário