quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Para não se tornar inelegível, Mourão sai do país e não participa de debate


Hamilton Mourão agora é candidato ao Senado | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Hamilton Mourão agora é candidato ao Senado | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Candidato ao Senado e atual vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos) está em agenda oficial no Peru desde segunda-feira (19), quando encontrou a vice-presidente do país, Dina Boluarte. Segundo suas redes sociais, a agenda segue até esta quarta-feira (21). Também desde a segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) está fora do país, para o funeral da Rainha Elizabeth II e, posteriormente, para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Se Mourão estivesse em solo brasileiro enquanto Bolsonaro viaja teria de assumir o cargo de presidente, o que o tornaria inelegível. Segundo a Lei Complementar Nº 64, de 18 de maio de 1990, que dispõe que vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito podem se candidatar a outros cargos, preservando os seus mandatos, desde que não tenham sucedido ou substituído o titular nos seis meses anteriores ao pleito.

Também nesta quarta, o Grupo RBS realiza um debate entre os candidatos ao Senado, a partir das 15h. Foram convidados os candidatos de partidos e federações que contam com pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional. Ana Amélia Lemos (PSD), Comandante Nádia (PP), Maristela Zanotto (PSC), Olívio Dutra (PT), Professor Nado (Avante) e Sanny Figueiredo (PSB) confirmaram a participação.

Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, ocupa a presidência enquanto Bolsonaro e Mourão estão em viagens internacionais.

Nenhum comentário: