terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Rio: vereadores tomam posse e formam chapa única na Mesa

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e os 51 vereadores eleitos tomam posse na manhã desta terça-feira (1º), na Câmara Municipal, no Centro da cidade. Começou por volta de 11h a sessão extraordinária, que dá início ao seu segundo mandato à frente da administração municipal do Rio.
De acordo com o regimento da Casa, a sessão é presidida pela vereadora mais votada no pleito de 2012, Rosa Fernandes (PMDB).
Após a posse dos vereadores, será realizada a eleição da Mesa Diretora da Casa. Em seguida, o presidente eleito da Câmara Municipal dará posse ao prefeito reeleito Eduardo Paes. As atividades legislativas terão início no dia 15 de fevereiro.
Prefeito reeleito Eduardo Paes toma posse na Câmara do Rio (Foto: Alexandre Durão / G1)
Prefeito reeleito Eduardo Paes toma posse na Câmara do Rio (Foto: Alexandre Durão / G1)Por volta das 15h30, o prefeito participa de uma cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, onde o secretariado municipal assumirá as funções.
No dia 14 de dezembro, após ser diplomado na Câmara Municipal Paes confirmou que faria mudanças em quatro secretarias após a posse.
Secretariado
Eduardo Paes (PMDB) foi reeleito prefeito do Rio de Janeiro em primeiro turno. O peemedebista teve 64,60% dos votos válidos (2.097.733), e Marcelo Freixo (PSOL), 28,15% (914.082).
Na posse do dia 1º de janeiro de 2009, uma das medidas anunciadas por Paes foi o decreto do fim da aprovação automática nas escolas.
Diplomação foi em dezembro
A subsecretária de Urbanismo, Maria Madalena Saint Martins de Astácio, assumirá a pasta que era comandada por Sérgio Dias, que no mês passado foi flagrado em fotos de uma viagem a uma casa de luxo no exterior às custas de um empresário, que tem contratos de obras pública. O vice-prefeito Adilson Pires, também diplomado nesta sexta, vai assumir a Secretaria de Assistência Social no lugar de Maria de Fátima Gomes.
O deputado Rodrigo Bethlen será o secretário de Governo, em nova secretaria que será criada. E na Secretaria de Promoção e Defesa dos Animais, sai Luiz Gonzaga da Costa Leite e entra Cláudio Cavalcanti.

Votação e posse da Mesa da Câmara
Os 51 vereadores eleitos no Rio de Janeiro já tomaram posse na manhã desta terça-feira, na Câmara Municipal, na Cinelândia, centro da cidade. A sessão da cerimônia de posse de vereadores, do prefeito e do vice-prefeito,
que começou por volta das 11h30, ficou cerca de uma hora interrompida, por conta de uma articulação para a montagem das chapas da Mesa Diretora.
Após intensa negociação, os vereadores conseguiram chegar a uma chapa única. O vereador Jorge Felippe, do PMDB, foi eleito presidente da Câmara. Já Luiz Carlos Ramos, do PSDC, e Leonel Brizola Neto, do PDT, serão os vice-presidentes.
Doutor Jairinho, do PST, e Carlo Caiado, do DEM, serão os secretários, enquanto Renato Moura, do PTC, e Laura Carneiro, do PTB, ocuparão a suplência do biênio 2013-1014. Quarenta e sete dos 51 vereadores votaram a favor da chapa, que só contou com a oposição dos quatro parlamentares do Psol.

Aplausos combinados
Em um momento curioso, a vereadora Veronica Costa (PR), a "mãe loira do funk", foi vista ao escrever uma mensagem na qual pedia a amigos e equipe presentes na posse para que gritassem e aplaudissem quando seu nome fosse chamado pela Mesa.

Nenhum comentário: