Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2023 - A ABAV Expo nem acabou e já temos os locais exatos para viver esta experiência novamente. Nesta quinta-feira foram anunciados os dois estados que sediarão as próximas edições do evento. Para a alegria dos cariocas, o Rio de Janeiro foi escolhido para receber a maior feira da América Latina, novamente, em 2025. Já no ano que vem, será a vez da ABAV Expo aportar em Brasília.
Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional, comandou o anúncio e aproveitou a oportunidade para comemorar o sucesso do evento. “A gente não precisa dizer a maravilha que está sendo esta edição. Este ano, contamos dois destinos de uma vez para comemorarmos juntos. Sempre digo que a ABAV não tem dono, ela é dos nossos associados. Vamos trabalhar juntos novamente e nos reencontrarmos aqui no Rio de Janeiro em 2025. Agradeço ao destino de Brasília que teve uma luta incrível. Tenho muito orgulho de ver esta competição para receber a ABAV, sinal de que o nosso trabalho está sendo reconhecido.
Cristiano Araújo, secretário de Turismo do Distrito Federal, afirmou que o trabalho para a próxima edição começa já. “Vocês não sabem como estamos felizes em sediar a ABAV Expo, a Copa do Mundo do Turismo. Vamos realizar o sonho de unir turismo e futebol. Quero agradecer esta oportunidade e dizer que Brasília está preparada. Vamos unir todo o trade do turismo e fazer um evento maravilhoso. Vamos começar a trabalhar hoje, pois o turismo é a melhor geradora de emprego que existe”. O presidente da ABAV Brasília, Levi Barbosa também esteve no palco e comemorou bastante.
Gustavo Tutuca, Secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, agradeceu a todos por toda a confiança depositada no Rio de Janeiro mais uma vez. “Essa é uma mostra de que o trabalho que estamos fazendo de reconstruir essa cidade está sendo bem feito. Prometemos uma ABAV maior e melhor em 2025", disse ele.
Em clima de comemoração, a secretária de turismo municipal do Rio de Janeiro, Daniela Maia, corroborou a fala de Tutuca. “Estamos significativamente felizes com este resultado. Se essa edição já foi essa explosão de negócios, com estandes sensacionais e criativos, incluindo o nosso com a ativação do Rio Talks, só tenho a agradecer ao mercado do turismo brasileiro por toda essa entrega”.
ABAV Talks apresenta o Painel ‘Resenha com Elas’
Pelo segundo ano consecutivo, a ABAV Expo realizou o Painel ‘Resenha com Elas’. Nele, cinco mulheres poderosas dividiram suas experiências profissionais e os desafios que enfrentam ao exercerem seus cargos de liderança. Estiveram presentes Magda Nassar, primeira presidente mulher da ABAV Nacional, Natalia Pisoni, coordenadora do Turismo da Argentina (INPROTUR), Heloisa Aguiar, Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, Daniela Maia, Secretaria de Turismo da cidade do Rio de Janeiro e Adriana Homem de Carvalho, assessora do Sistema Fecomércio RJ.
Magda abriu a roda de conversa reforçando o quanto é importante as instituições darem espaços para as lideranças femininas. Ela também contou que é sempre questionada por ser uma das poucas mulheres líderes no setor, e explicou que o empoderamento feminino demora para acontecer. “O nosso painel ‘Resenha com Elas’ está na segunda edição e ele vai durar para sempre, mesmo após a minha saída da presidência. A falta de liderança feminina vem junto com as inseguranças. Não é fácil liderar em um meio tão machista, um ambiente com risadinhas piadas e hostilidade. Quando a gente fala de mulheres no poder, a gente tem que ter certeza de quem nós somos, o que fazemos e aonde nós queremos chegar. Nesses quatro anos e meio, entregamos mudanças importantes que merecem o reconhecimento da categoria”. Muito emocionada, Adriana Homem de Carvalho relembrou suas origens e o fato de sua família ter influenciado seus caminhos no turismo. Eu Já nasci no turismo, porque meu bisavô fundou Canela, no Rio Grande do Sul, e minha bisavó era dona de um hotel. Já a minha mãe foi da primeira turma de turismólogos do Rio de Janeiro. Assim, eu comecei a trabalhar com turismo aos 14 anos. Estudei administração na UFRJ e com 21 anos, montei a minha empresa de eventos. Sou professora universitária e tenho muito orgulho. Pra mim, sucesso é formar o nosso sucessor. Tenho muito orgulho da minha história e das mulheres da minha família. Elas já morreram, mas me inspiram até hoje”. Natalia Pisoni, que atualmente supervisiona todos os mercados de países onde a INPROTUR atua, reforçou o discurso da importância do reconhecimento do trabalho das mulheres. De acordo com Natalia, há muitos estigmas no setor, o mais comum é as pessoas duvidarem que uma mulher alcançou um determinado patamar na carreira só por merecimento. “Acabam achando que foi por outra coisa. Por isso, é muito importante que tenhamos esse reconhecimento do nosso trabalho”. Daniela Maia trouxe para a discussão a importância de ser criada em um ambiente sem a presença do machismo. Filha de Cesar Maia e irmã de Rodrigo Maia, ambos da política, ela lembrou a criação que recebeu em casa e como isso influenciou a sua vida e a forma de se posicionar no mundo. “Cresci com dois homens que não eram machistas, meu pai e meu irmão gêmeo. Isso abriu os meus caminhos para trabalhar e para realizar. Quando perdi o meu marido, senti que perdi a minha proteção. Me vi sozinha e, neste momento, eu senti o que é o machismo. Quando entrei para a política, fui conquistando o meu espaço com o tempo. Não tenho ego, gosto de aprender e de compartilhar. Minha equipe é, em sua maioria, composta por mulheres e pessoas do grupo LGBTQIAPN+. Isso já me dá muito orgulho”. Secretária da primeira Secretaria da Mulher, Heloisa Aguiar explanou: “Não é fácil. Na verdade, é um desafio enorme ocupar os espaços e ter que ouvir: ‘Ah, isso é decisão para os meninos’”. Ela também citou uma pesquisa que fala sobre o cansaço das mulheres por serem multitarefas. “Mas, agora, a gente não precisa mais carregar este fardo”. Por fim, Heloísa falou sobre duas importantes iniciativas da Secretaria: as campanhas ‘Ouviu um não, respeite a decisão’, que combate o assédio contra mulheres, e ‘Ela Pode’, que luta pela inclusão da mulher em todos os espaços do esporte, principalmente as modalidades dominadas pelos homens. ABAV Buyers Club A ABAV Buyers Club, programa de fomento do Turismo e principal objetivo da ABAV Expo, o destaque vai para o Mato Grosso. Segundo Fabíola Lima, analista de negócios da SEBRAE Mato Grosso, o estado trata a participação na feira como uma “missão técnica”. “Trouxemos os empresários da nossa região para que pudéssemos proporcionar além da vivência que temos na feira, toda troca, network e rodada de negócios. Temos empresários da região do Pantanal, de Cáceres, Chapada dos Guimarães, Nobres, uma infinidade de destinos e atrativos turísticos”, diz. A representante do SEBRAE destaca que os principais interessados em fechar negócios com os empresários mato-grossenses são os da região Sudeste, mas ressalta que os interessados vêm engajados com a cartilha de sustentabilidade, tema da ABAV Expo 2023. “Hoje o turismo sustentável é uma forte tendência em nosso estado, como o pesque e solte, para aqueles que que buscam essa prática, temos a região da Transpantaneira em Poconé onde é um dos poucos lugares com o avistamento de onças, então temos que preservar”, conclui. Uma outra iniciativa relevante também está sendo realizada no ABAV Buyers Club, o espaço está ofertando aos participantes da feira dicas para os pequenos negócios implementarem o ESG em seu negócio, parceria firmada com o Sebrae. A iniciativa conta com boas práticas de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa na rotina dos mais variados negócios ligados ao setor do turismo. A ABAV Expo deste ano também apresenta mais uma novidade: o Programa Comprador Convidado engloba nesta edição uma ação inédita, em parceria com a ALAGEV e com o Rio CVB. Ela trouxe 50 compradores nacionais do mercado corporativo (MICE) para fazerem negócios e vivências no Rio de Janeiro. Também expandiu o programa para a vinda de 50 compradores internacionais de alto potencial de negócios para se relacionarem com empresários do Turismo nacional, em parceria com a Embratur e SETUR RJ. Turismo na Veia Quer doar sangue e não sabe como? Então, a ABAV Expo é o destino certo pra você. Na maior feira de turismo da América Latina, uma das ações do nosso Projeto Jornada ABAV ESG é o Turismo na Veia. Trata-se de uma campanha de doação de sangue, que acontece em parceria entre a ABAV Expo, o Hemorio e a SETUR. De acordo com a enfermeira Lucia Garcia, uma das profissionais que está atendendo o público, os critérios para a doação são bem simples. “Primeiro, precisamos derrubar este tabu de que dói muito a doação e é demorada. O ato da doação em si é muito rápido e a dor é mínima. Para doar, basta ter mais de 16 anos, pesar mais de 50 quilos, se alimentar antes de fazer a doação e estar com a saúde em dia. Sempre vale lembrar que com uma doação é possível salvar muitas vidas”. Quem quiser doar, é só comparecer ao Pavilhão 4 do Riocentro, em frente ao Mezanino 1, das 13h às 16h, com um documento com foto em mãos. Mais ações ESG A inclusão também ganha destaque no programa ESG, e a ABAV contratou profissionais com PCD e pertencentes a grupos heterogêneos para desempenhar funções variadas durante o evento. Há ainda o Na Prática, programa para voluntários selecionados em parceria com o Senac RJ que unirá teoria e prática durante os três de feira. Garantindo a acessibilidade, algumas visitas guiadas para deficientes visuais e auditivos, bem como carros RXV, estão sendo realizadas com motoristas para trazer pessoas com limitações de mobilidade até o credenciamento. O evento também conta com uma EcoPista que é capaz de captar energia cinética, economizando energia que seria utilizada em diversas atividades durante a feira. Para evitar a geração de lixo, 8 bebedouros estão instalados nos pavilhões da feira, garantindo água de forma gratuita para todos os abavianos. A ABAV Talks, que é uma área educacional, está promovendo uma rica troca de experiências e conhecimentos que também reiteram o projeto ESG da 50a edição da ABAV Expo. Foram debatidos, nesta quinta-feira, 28 de setembro, por exemplo, os temas “Sustentabilidade e Inovação, a Potência do Ecoturismo, parceria com Sebrae; “O futuro do turismo - uso de dados alternativos e inteligência artificial na compreensão do setor”; “Turismo inclusivo, como planejar um turismo inclusivo”; “Turismo Social, realização Sesc”; entre outras. Além do assunto Inovabilidade - dedicada à prática ESG - a iniciativa conta com 66 palestras em seis arenas com temáticas variadas, incluindo Metamorfose, Especialização, Eventos e Negócios, Vivências e Lazer e FuturoS. Todas as palestras estão sendo ministradas por especialistas de diversas áreas do conhecimento, ofertando aos participantes temas de interesses relevantes para o setor de turismo. “A ABAV Expo é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e um dos mais importantes do calendário latino-americano, realizado no Brasil - o maior mercado do Turismo da região. Estamos bem felizes, pois durante os três dias, a 50ª edição está sendo palco de um grande ambiente de negócios, relacionamento e capacitações, com novidades tecnológicas e ações de ESG” comemorou a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar que também foi contemplada com a menção honrosa do Prêmio da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR), pelo trabalho realizado nesses anos à frente da ABAV Nacional. “Vamos pensar que o turismo é de todos nós. Ele é um só. Ontem, eu falei uma coisa que eu quero repetir, nós somos a economia do cuidado. Vocês são a economia do cuidado. Obrigada, vocês são muito especiais. Eu espero vocês em Brasília, no ano que vem”, disse ela. |
Sobre a ABAV NacionalA ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país. A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a ABAV Talks. Globalmente, a ABAV Nacional é co-fundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur). Sobre a ABAV ExpoA ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino-americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o SEBRAE, realizada em junho de 2021. Em 2021, retornou à sua característica itinerante, foi o primeiro grande evento teste seguindo os protocolos sanitários pós vacinação da Covid-19 e aconteceu em Fortaleza. Arrecadou R$ 5,24 milhões de receita para a capital cearense. Com uma permanência média de 3,6 dias, cada visitante deixou na cidade R$ 693,26/dia em gastos com hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento (11,7%) e transporte (9,8%). De acordo com o relatório produzido pelo Observatório de Turismo, os gastos com o fluxo turístico apresentaram impacto estimado em R$ 7,1 milhões na produção da economia de Fortaleza. Em 2022, o evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os indicadores econômicos, segundo a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio da EMPETUR e com o apoio do Observatório do Turismo, demonstram que a rede hoteleira no Grande Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. O fluxo de hóspedes nos hotéis foi de 26.017 turistas, com uma estadia média de 4,5 dias e valor médio de R$2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R$84,5 milhões. Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário