sexta-feira, 5 de julho de 2013

Partidos divulgam notas sobre a proposta de plebiscito

PT, PMDB e Psol divulgaram notas nesta quarta-feira sobre a proposta de plebiscito enviada ao Congresso pela presidente Dilma Rousseff.

A bancada do PT apoia o plebiscito proposto. “O plebiscito qualifica, mediante a participação popular, o processo de reforma política, tantas vezes iniciado, mas ainda não concluído pelo Congresso Nacional”, diz a nota oficial do partido. A bancada petista defende ainda o financiamento público e o sistema proporcional.
PMDB
A executiva nacional do PMDB também apoia a consulta popular, plebiscito ou referendo, para a reforma política abordando temas como: reeleição, tempo de mandato e sistema eleitoral.

"Se, antes da consulta plebiscitária, o Congresso formalizar projeto pronto e acabado de reforma política terá nosso apoio para ser votado e, após, levado a referendo popular", diz a nota da executiva.
Psol
O Psol também defende a realização do plebiscito, mas critica o prazo de 70 dias. “É pouquíssimo tempo para a população entender as mudanças que estão sendo propostas”, afirma o líder do partido, deputado Ivan Valente (SP).

O Psol defende ainda o fim do voto secreto no Congresso, o financiamento público exclusivo de campanha, o fim das coligações nas eleições proporcionais (deputados e vereadores), o voto proporcional e a extinção da forma atual de suplentes no Senado.

Nenhum comentário: