segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Lombalgia no Rugby


O rugby é um esporte de muito contato e principalmente de sobrecarga em todas as articulações do corpo. As formações fixas, como o scrum exigem dos jogadores força nos músculos da região cervical, lombar e abdominal, músculos esses difíceis de fortalecer e fáceis de lesionar. Uma dessas regiões, a lombar é uma região de sobrecarga tanto nas posturas sentadas, como em pé.
Na medicina Chinesa, a região lombar é chamada “Morada dos Rins” - os chineses acreditam que nessa região é onde mora nossa essência, energia vital passada de pai pra filho. Essa energia é consumida com o passar dos anos devido aos excessos cometidos por nós durante as diversas fases da vida. Ela é responsável por nossa vitalidade, disposição e também pelas dores que sentimos na região lombar.
Para tratamento das dores lombares, é importante que um médico ortopedista seja consultado para avaliar a estrutura física da coluna. Na ausência de problemas estruturais, a acupuntura é indicada no tratamento através da utilização de pontos anti-inflamatórios, para alívio dor e  fortalecimento dos rins. Além desses pontos energéticos, é utilizado moxa que é um bastão feito com uma erva chamada Artemísia que promove calor na região diminuindo o incômodo.
Em casos de problemas estruturais na coluna ou desvios, é recomendado que o paciente procure um fisioterapeuta ou educador físico para mobilizar a estrutura da coluna e amenizar os desvios. A acupuntura pode ser utilizada para alivio da dor em tratamento simultâneo.
Nas duas situações e para todos os praticantes de rugby, é indicado o fortalecimento da região lombar que pode ser feito em academia, com musculação ou métodos como o Pilates. Além da ausência de dores no local, o praticante vai notar melhora na postura e maior rendimento nos jogos e treinos.
Caroline Cancian
Pilates e Acupuntura
Cref 075018-G
acupunturaesportivacc.blogspot.com
www.oficinazenpilates.com.br

Nenhum comentário: