segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Prefeitura do Rio vai implodir o esqueleto de Bangu Para construir praça.


O ministro da Previdência Social, José Pimentel, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo paes assinam um termo de cooperação técnica para que o município adquira a propriedade dos terrenos e imóveis do INSS na cidade. A grande parte das construções está abandonada há anos. O "Esqueleto do INSS", em Padre Miguel, Zona Oeste, é um exemplo. O edifício inacabado será implodido nesta manhã.

O imóvel, na esquina das Ruas Bom Sossego e Açafrão, começou a ser construído há 30 anos e nunca fui utilizado, virando abrigo para população de rua. Após a demolição do prédio, será construída a "Praça do Conhecimento", um espaço de lazer, saúde e educação. A administração municipal planeja ainda construir no local uma creche, uma biblioteca e uma "Clínica da Família", unidade de atenção básica do programa "Saúde da Família".

O prefeito Eduardo Paes, acompanhado do pelo governador e pelo ministro, irá detonar os explosivos às 10h. Após a implosão, Cabral aproveita a solenidade para anunciar a reforma do Conjunto Dom Jaime Câmara, em Padre Miguel. Considerado o maior conjunto habitacional da América Latina, com 180 blocos e sete mil famílias, passará por reformas no telhado, pintura das áreas comuns e recuperação do sistema de drenagem e esgotamento sanitário. Os revestimentos interno e externo dos edifícios também serão refeitos e as caixas d´água serão limpas e impermeabilizadas.

A região próxima ao "Esqueleto do INSS" terá restrições ao acesso em razão da implosão. A área em um raio de 200 metros a partir do prédio ficará isolada. As pessoas devem começar a deixar o local às 8h. Meia hora antes da implosão, às 9h30, ninguém poderá mais circular no local. A varredura das residências para checar se toda a área foi esvaziada será feita pela Defesa Civil Municipal.

Nenhum comentário: